002/399
mapa de localização de Missal PR
Lá em 2020, quando o Canal começou, só pensávamos em sair de casa e ver como as cidades próximas estavam reagindo ao caos da pandemia. Tudo era uma grande incerteza, viamos muitas pessoas de idade, doentes ou apenas isoladas em casa, e muitas delas assistindo TV e noticiários deprimentes, então pensamos: vamos levar todos DE CARONA para dar uma volta.
E a volta está ficando cada vez mais distante kkkk
Afinal, como é Missal no Paraná?
Uma cidade pequena, aconchegante e muito bem cuidada na região Oeste (MAPA) do Paraná. Faz divisa com: Santa Helena, Itaipulândia e Medianeira. Quem nascem em Missal é chamado de missalense. (Inclusive o Olacir é um)
Altitude aproximada: 320 m do nível do mar
Distancia da Capital Curitiba: 608km
Lembrando que é um resumo apenas, sabemos que tem muito mais.
A maioria dos colonizadores de Missal (1961 e 1962) pertence à 2ª geração de imigrantes alemães, que trouxeram consigo características da cultura germânica, como as construções enxaimel, jardins floridos e a gastronomia diferenciada.
Teve como colonizadora a empresa SIPAL, fundada pelo Padre José Backes, com orientação de Dom Geraldo Sigaud, líder dos Bispos, foi responsável pela venda dos lotes nos três mil alqueires destinados para formação da cidade. Na época, somente famílias que pertenciam à religião Católica poderiam se instalar em Missal.
A formação de Missal deu-se a partir do desmembramento do município de Medianeira e a data oficial de criação do município foi em 30 de dezembro de 1981,
Instalado em 1º de fevereiro de 1983.
O aniversário da cidade é dia 01 de fevereiro. Parabéns!
Tivemos a oportunidade de visitá-la várias vezes com o Canal em algumas situações:
Fomos ver a decoração de Natal em 2020.
Também marcamos presença na EXPOMIL 2024 (veja mais na página EVENTOS)
O nome do município “Missal” originou-se do fato de que os bispos queriam um nome que significasse objeto religioso. Todos conheciam como Gleba dos Bispos ou Terra dos Bispos. Foram sugeridos vários nomes. O nome escolhido foi MISSAL – inspirado pelos colonizadores e pioneiros, baseado no livro em que o sacerdote se orienta para celebrar a missa.